DANÇA CARIMBÓ


Carimbó é uma Dança regional, aculturada, que revela traços culturais lusitanos, negros e índios. O nome é de origem tupi - korimbó -, formado por duas palavras: curi que significa "pau oco: e mbó , que significa "furado". Posteriormente o povo foi trocando as letras do curimbó para corimbo - como ainda é chamado no município de Salinópolis - e para carimbó, como ficou nacionalmente conhecida a dança.
Tal qual os tocadores de batuque paulistas, cavalgam os tambores e os batem com as mãos, à quisa de varetas.
Os tambores são de 0,90 a 1,50 de comprimento, por 0,40 ou 0,50 de diâmetro, de troncos de árvores, escavados, com uma abertura lateral em toda a extensão para emissão do som e fechados numa das extremidades por pele de animal silvestre.
Os instrumentos que acompanham o Carimbó são: reco-reco, violá, ganzá, banjo, duas maracás e flauta. A união desses instrumentos deu à música do carimbó um ritmo único, envolvente e extremamente sensual.
A indumentária do Carimbó é a seguinte: homens com blusas lisas ou estampadas sobre calças lisas; lenço no pescoço, chapéu de arumã, dançam descalços. Mulheres usam blusas que deixam ombros e barriga à mostra, muitos colares e pulseiras feitos de sementes da região e saias rodadas ou franzidas coloridas ou estampadas, uma influência das danças do Caribe, de origem negra. Usam também, flores ou arranjos na cabeça e vários enfeites ao gosto das dançarinas. Também dançam descalças. Na coreografia a dança inicia-se com uma fileira de casais, onde o homem aproxima-se de seu par batendo palmas para convidá-la à dança. Elas aceitam o convite e iniciam um movimento circular, formando ao mesmo tempo, uma grande roda, e fazendo movimentos com a saia, com o único intuito de atirá-la sobre a cabeça de seu par. O homem dança o tempo todo, tentando se livrar da saia da mulher, pois se ela conseguir tal façanha, ele sai da dança vaiado por seus companheiros.
Depois de um determinado espaço de tempo dessa evolução, uma das dançarinas coloca no chão um lenço e o seu parceiro, de dorso flexionado para frente e braços levantados para trás, como asas, pernas abertas, tenta pegar o lenço com a boca, sem perder o ritmo, enquanto a dama, pegando a saia com as duas mãos, sacode-a, como se estivesse a enxotar um peru, e o grupo canta:
"O PERU ESTÁ NA RODA CHÔ PERU"
O Carimbó é também conhecido com outras denominações, tais como: curimbó, corembó, corimbó, curimã, simples variações fonéticas.
É uma dança típica do Pará e, em alguns de seus municípios como Salinas, Bragança, e em todos os localizados na Ilha do Marajó, há vários rítimos. No Soure é conhecida como Carimbó pastoril, já em Santarém, é conhecida como Carimbó rural. No município de Marapanim, arredores de Belém, estão alguns dos melhores grupos de carimbó da região, que guardam a fama de serem os maiores difusores do ritmo e da dança no Estado do Pará.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UNIART - Arte a serviço da vida © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour